O Berro

Há quanto tempo você não lê um bom livro?

Se é por falta de indicações, saiba que tem gente no TikTok só falando sobre isso. Eles são os booktokers e têm ajudado até a alavancar as vendas de clássicos esquecidos

Se você gosta de ler deve conhecer  blogs,  canais literários no youtube ou influencers no instagram com conteúdos voltados para o hábito de leitura. Mas hoje viemos falar do Tiktok, aplicativo que bombou na pandemia, com mais de 2 bilhões de downloads em todo mundo, segundo a pesquisa do  Kantar Ibope. Okay, não é necessariamente sobre ele que vamos falar mas sobre uma tag dentro dele: o booktok. 

Assim que entramos no tiktok, ao rolar a for you page começamos a definir os conteúdos que gostaríamos de ver mais vezes e os que não queremos ver novamente. O algoritmo do aplicativo não falha, e essa é uma das maneiras que ele tem de nos prender. Certo, mas e o booktok? Você deve bem saber que vídeos na plataforma variam de 15 a 60 segundos, que consumimos sem precisar de muito, mas o que realmente se destaca é a forma como são feitos. 

Pesquisando nas hashtags #booktok ou #booktokbrasil é possível encontrar uma infinidade de vídeos em vários formatos. Tem maratonas literárias (aquelas em que o pessoal grava lendo um livro inteiro em 24 horas ou até mesmo quantos livros conseguir nesse tempo), tem os vídeos que te convencem a ler um livro através do aesthetic (esse eu acho incrível, sou facilmente convencida), tem também as fofocas literárias, que sempre me fazem pensar que é alguma história da pessoa (o que é isso? uma fanfic?) mas ela apenas está resumindo o livro. São essas e várias outras maneiras de influenciar o outro usuário a começar ou continuar com o hábito de leitura, basta apenas usar a criatividade, que convenhamos, a geração Z tem de sobra. 

O booktok tem grande influência quando o assunto é iniciar o hábito de leitura mas, para quem já é apaixonado por livros e relaxou um pouco, também é um meio de apresentar outros autores, novos títulos e estilos literários. Emanuella Amaral, de 22 anos, comenta que tinha deixado de ler , mas graças ao booktok voltou a se interessar.

Quando criei uma conta em janeiro, começaram a aparecer muitos livros interessantes e a maior parte dos que li até agora foi graças ao booktok.”

Emanuella leu 34 livros só esse ano e entre seus estilos literários favoritos estão romances LGBTQIA+, young adult e ficção.

O booktok tem seus livros “queridinhos”, entre eles os que mais fazem sucesso são: romance, fantasia, ficção e young adult. Graças a todo esse hype, vocês acreditam que títulos lançados há uns anos voltaram a fazer sucesso? Pois é, o New York Times publicou uma matéria em que as editoras listam os livros que voltaram a ser os mais vendidos, entre eles clássicos infanto-juvenis como Percy Jackson, por exemplo, cresceram cerca de 600% nas vendas da editora Intrínseca. Aproveitando esse sucesso, várias livrarias do mundo todo, como a famosinha Barnes & Nobles, nos Estados Unidos, já até adicionaram mais uma seção entre as prateleiras e no site, a do Tik Tok. Se liga aqui.

Agora, a pergunta que não quer calar: Quem são esses influenciadores do booktok? Eles são chamados de booktokers e nos deixam tão curiosos a ponto de ir atrás para querer descobrir mais sobre a obra. Aliás, quem não gosta de uma boa história que nos tire dessa realidade tediosa que vem sendo a pandemia? 

Conversei com duas booktokers: Gabriela Rainá (@gabrielaraina) e Beatriz Kallmeyer (@booksbybea). Ambas  começaram falando sobre livros e nunca mais pararam.

“Acho incrível poder levar livros que talvez as pessoas não conheçam e até conseguir ́hypar ́ um desses. Na minha opinião, o melhor é conseguir fazer um livro nacional ter reconhecimento no booktok”, destaca Gabriela. 

 

Já Beatriz, que lê desde criança, diz que ama a ideia de conhecer outros mundos por meio das palavras. “Um dos meus objetivos era mostrar que a leitura pode ser muito legal. E, hoje, quando recebo mensagens das pessoas me contando que inspirei elas a criarem a própria conta de livros ou que começaram a ler depois de algum vídeo meu, sinto que consegui atingir essa meta”, comemora. 

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em novembro do ano passado, o país perdeu nos últimos quatro anos mais de 4,6 milhões de leitores. Sim, é uma situação bem triste! O estudo  ainda revelou que os brasileiros lêem em média cinco livros por ano, considerando que uma média de 2,4 desses livros são lidos apenas até a metade. Um ponto que tem que ser levado em consideração é a falta de acesso tanto às obras (economicamente falando), quanto ao próprio aprendizado da leitura, ou seja, a educação.  

Então, sem mais enrolação, confira indicações de booktokers e dos livros mais queridinhos do momento.

Ps: Tem muito mais viu, dei uma de booktoker e gravei dois vídeos para nossa conta oficial, então não deixe de ir dá uma olhada.

@oberrogeracaoz

Booktok! Já ouviu falar? 🤔 se liga nesse vídeo que uma das nossas editoras trouxe! Pode entrar, @larafjean 🥳🥳🥳🥳 #booktok #booktokbrasil

♬ original sound - O Berro - Geração Z
@oberrogeracaoz

Se liga nessa indicação de livro massaaa, que a nossa editora @larafjean trouxe! 💃🏻💃🏻💃🏻 #booktok #booktokbrasil #jornalismo #unicap #oberro

♬ original sound - O Berro - Geração Z
Repórter / editor:
Lara Felix

Copyright © 2021 Universidade Católica de Pernambuco