Novo tinder? A corrida de rua como a tendência do momento

Você já percebeu um aumento de pessoas praticando esportes, principalmente quando falamos de corrida de rua? Pois é, novos conceitos de práticas de atividades físicas têm mostrado um crescimento em todo o mundo e aqui no Brasil não é diferente. Treinar e participar de corridas de rua tornou-se uma “tendência” para aqueles que gostam de exercícios físicos além da academia tradicional.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), durante o ano de 2023 foram registradas mais de 150 mil corridas pelo Brasil, com um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O país tem em torno de 13 milhões de corredores, segundo a TicketSports, uma das maiores plataformas de venda de inscrições para eventos esportivos. Esse novo encaixe social tem se mostrado presente em várias faixas etárias, desde crianças até pessoas maduras, com 60 anos ou mais.

CORRIDA DE RUA: O NOVO TINDER?  

Para uma parcela dos praticantes da corrida de rua, o meio, além de ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas, traz a chance de criar relações mais estreitas. Novas paixões e paqueras são recorrentes no grupo social das corridas. Os corredores se aproximam em razão da atividade e essa constância leva a uma aproximação maior, em alguns casos.

Um exemplo é o do jornalista Lucas de Senna e da nutricionista Bruna Cavallazzi. Ambos se conheceram pela primeira vez em uma prova de corrida de rua. “Eu conheci Bruna na Maratona das Praias de 2022. Eu fui para correr 10 km e, quando terminei, fiquei esperando a amiga de uma amiga que estava fazendo sua primeira maratona. Pensei que o registro seria emocionante e que poderia render uma reportagem legal para o Bom Dia Pernambuco”, disse Lucas.

A corrida além da atividade, mas uma forma de unir pessoas

(Crédito: Acervo Lucas de Senna)

“Nesta espera, vi Bruna chegando aos prantos, com toda família a esperando e fiquei emocionado. Gravei e fui gravar uma entrevista com ela. Assim nos conhecemos”, completou.

Para Bruna, a corrida de rua possibilita a união de muitas pessoas. “Muita gente diz que hoje a corrida é o “tinder da nova geração, concordo com isso. Quando o casal está inserido no mesmo meio, a convivência fica mais fácil, interesses em comum, ciclo de amizades. Hoje existem inúmeros grupos de corrida, o que aproxima a convivência, cria vínculos e aproxima as pessoas”, afirmou.

É nítido entre os corredores que praticam a atividade a mais tempo, que houve um aumento significativo da procura pela atividade e pela busca por provas de rua. “Vejo um crescimento exponencial da corrida de rua. E as grandes marcas já atestaram este crescimento com pesquisas.”, destaca Lucas.

“É um ciclo muito positivo de pessoas se exercitando, se desafiando, motivando e sendo motivadas, se inspirando e inspirando outras pessoas, além de estar aprendendo na corrida que somos capazes de ser mais e melhores na vida pessoal e profissional”, completou o jornalista.

ALÉM DOS TREINOS E PROVAS 

Para além da prática da corrida em si, a atividade possibilita a união de pessoas e a oportunidade de conhecer e criar laços de amizade. Marcela, Priscila, Yasmin, Letícia e Khetilly são a prova de que a corrida une e é capaz de possibilitar novos encontros. As meninas fazem academia juntas e começaram a correr no mesmo período.

Para Marcela Almeida, a corrida é um espaço sim de fortalecer novos ciclos de amizades. “A gente se aproximou mais realmente depois desse elo, desse algo em comum, que é a corrida. “Eu acredito sim que a corrida une as pessoas, que você faz novas amizades através da corrida. Pessoas que lhe incentivam, elevam sua autoestima, colocam você para cima e melhora na saúde 100%”, disse Marcela.

Grupo de amigas na corrida: Eu amo Recife. (Crédito: Letícia Mendes) 

BENEFÍCIOS 

A corrida de rua tornou-se um escape social e mental para aqueles que praticam exercícios. A atividade auxilia o convívio social das pessoas e a manutenção da saúde em todas as suas vertentes. “Psicologicamente, a prática regular de atividades físicas contribui para o aumento da autoestima e da confiança ao proporcionar uma sensação de autocontrole e progresso no cumprimento de metas pessoais”, disse a psicóloga Gabrielle Krystine.

“No caso do crescente número de pessoas envolvidas com a prática da corrida, a participação em eventos, práticas grupais e até o compartilhamento da paixão promovem interação social e reforçam o senso de pertencimento. Esse aspecto social é um fator importante na redução do estresse, por meio da criação de redes de apoio emocional”, completou.

A psicóloga também pontua que a prática da corrida, na maioria dos casos, ajuda em processos de concentração. “A função executiva abrange a capacidade de planejar, organizar e executar tarefas de forma eficaz, sendo fundamental para a concentração, pois envolve o controle inibitório — a habilidade de filtrar distrações e manter o foco em um objetivo específico. Pesquisas recentes demonstram que exercícios aeróbicos, como a corrida, podem melhorar significativamente o controle inibitório, auxiliando no gerenciamento da atenção, do pensamento, do comportamento e das emoções”, concluiu.

+ LEIA MAIS