Escolha uma Página

O futuro é agora. Estamos preparados para ele?

Tecnologia

Texto por Ana Júlia Duarte e Micael Morais 

Inteligência artificial

O futuro imaginado a anos atrás sofreu diversas mudanças, hoje difere muito do que imaginamos assistindo De volta para o futuro ou até então Os Jetsons, o desenho animado super tecnológico que fez parte do imaginário dos famosos baby boomers ou podendo chamar de Geração X. 

A tecnologia avança a cada dia e o uso de inteligência artificial para a construção de roteiros, criação de textos e até a criação artificial de músicas, coisa que nunca imaginamos acontecer , afinal, o que seria mais humano que o processo criativo musical? 

O uso de inteligência artificial para o campo musical criou um viés importante para a visão cultural artística dos jovens. Será que sabem identificar a diferença entre uma música criada por humanos e uma música criada por uma inteligência artificial?

Através do Endel, um app alemão que usa inteligência artificial e aspectos de machine learning para “compor” músicas que melhoram o humor dos usuários. O aplicativo utilizou a inteligência artificial para usar diversas fontes sonoras, seja ela humana  ou da natureza, para compor sonoridades que, teoricamente, melhoram o humor do usuário, e ampliam a capacidade de concentração, o relaxamento e o sono do ouvinte. 

A Endel, curiosamente, assinou contrato com a Warner uma das maiores produtoras musicais para humanos e agora o app é colega de trabalho de artistas como Ed Sheeran e Madonna.

O aplicativo está disponível para iOS e Android, além de uma versão para Alexa, nossa outra companhia artificial.

Buscamos jovens estudantes do primeiro período do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco para realizar esse teste. Separamos músicas similares, criadas por seres humanos e criadas também por inteligência artificial. Será que eles souberam diferenciar? Confira aqui abaixo o vídeo experimental com os alunos:

Para conferir a playlist com as músicas criadas artificialmente e ter uma experiência completa, acesse:

Quer criar a sua própria música com inteligência artificial? Confira o passo a passo abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *